Tem uma ideia de negócio? Esta plataforma ajuda a perceber se é viável

Se tem uma ideia de negócio, mas receia que não seja viável este artigo é para si.

Notícia

© S

Notícias ao Minuto
13/02/2022 08:30 ‧ 13/02/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

Empreendedorismo

A ideia de negócio até lhe parece boa, mas tem dúvidas quanto à sua viabilidade? Há uma ferramenta da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) - à qual pode aceder aqui - que pode ajudar, uma vez que permite avaliar um projeto de investimento e sustentar os seus pressupostos.

"Para além de ter uma ideia de negócio é preciso analisar a sua viabilidade económica para que seja possível financiá-la. Tendo por base o Microsoft Excel, a nova ferramenta, disponibilizada em duas versões - análise a 5 e a 10 anos, é uma poderosa aliada para as empresas e empreendedores para apoiar a estruturação de uma ideia negócio ou de um projeto de investimento", diz o IAPMEI, no seu site

De acordo com a Agência, "mediante a inserção de pressupostos, a ferramenta gera automaticamente a demonstração de resultados; balanço; avaliação financeira; rácios financeiros e mapas complementares que se constituem como suporte à tomada de decisão por parte do investidor quanto à rendibilidade do investimento e viabilidade económica e financeira". 

O IAPMEI adianta ainda que esta ferramenta, disponibilizada em meados do ano passado, surge com "no sentido de apoiar a estruturação de uma ideia de negócio ou de um projeto de investimento e facilitar a avaliação e análise de rentabilidade de novos investimentos".

Leia Também: Porto vai acolher nos próximos quatro anos a European Innovation Academy

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas