O Banco Português de Fomento (BPF) apoiou cerca de 13.000 empresas portuguesas no ano passado, segundo dados divulgados pela instituição esta segunda-feira.
Este apoio foi feito "por via de 2.115 milhões de euros de financiamento garantido, do coinvestimento de 49,9 milhões de euros em empresas, através de instrumentos de capitalização, e do financiamento de 18,7 milhões de euros aprovados em instrumentos de dívida", de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Através de linhas com garantia pública, o BPF mobilizou 1.007 milhões de euros em garantias emitidas, diz a instituição.
"Os efeitos multiplicadores deste produto demonstram que a afetação de fundos públicos possibilitou, ao longo do ano, apoiar o financiamento de 2.115 milhões de euros a mais de 12.600 empresas portuguesas, que asseguram emprego a cerca de 110.500 trabalhadores", pode ler-se.
Ainda no ano passado, o BPF lançou 11 novos instrumentos de garantia, "tendo atualmente 30 produtos ativos neste segmento, aos quais corresponde uma dotação global superior a 3,59 mil milhões de euros".
"Durante o ano de 2021, o Banco Português de Fomento manteve o foco no desenvolvimento e na disponibilização de novos instrumentos financeiros, não só no âmbito das medidas de apoio às empresas impactadas pela pandemia, mas também na criação de novas soluções que possibilitem às empresas nacionais, reunir as condições necessárias para crescer, inovar e contribuir para um ecossistema empresarial mais robusto e dinâmico", refere Beatriz Freitas, presidente da Comissão Executiva do BPF, citada no mesmo comunicado.
Leia Também: Marcelo pede "solução diplomática" e recusa comentar envio de tropas