A Comissão Europeia vai pedir esta segunda-feira aos Estados-membros da União Europeia (UE) que ativem a sincronização de emergência para a rede elétrica para o bloco, anunciou a comissária de Energia, Kadri Simson.
"Ainda hoje, pedirei aos ministros da energia da UE que apoiem a sincronização de emergência", escreveu a responsável na rede social Twitter. "Acredito que este seja o único passo de ação possível nas circunstâncias atuais", acrescentou.
Os ministros da Energia da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas, num Conselho extraordinário, para discutir a situação atual no mercado energético europeu à luz da invasão da Ucrânia pela Rússia, que agravou ainda mais a escalada de preços.
Meeting w/ @ENTSO_E this morning to discuss the synchronisation of Ukrainian power grid with the European grid.
— Kadri Simson (@KadriSimson) February 28, 2022
Later today, I will ask #EU energy ministers to support the emergency synchronisation.
I believe this is the only possible course of action in current circumstances. pic.twitter.com/ILshfStqvg
Este Conselho extraordinário, no qual Portugal estará representado pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, tem lugar depois de os líderes da UE, reunidos numa cimeira extraordinária na última quinta-feira, terem mandatado a Comissão Europeia para avançar com "medidas de contingência" no setor da Energia.
Leia Também: Crédito da casa: Euribor descem a três, seis e 12 meses