Medina promete: Descida do IRS e aumentos na Função Pública mantêm-se
Apesar da 'troca de cadeiras', o futuro ministro das Finanças assegurou que vai "manter o que estava previsto" na proposta do Orçamento do Estado para 2022.
© Global Imagens
Economia OE2022
O próximo ministro das Finanças, Fernando Medina, garante que a descida que estava prevista em sede de IRS vai manter-se e o mesmo se verificará com os aumentos salariais previstos para a Função Pública, iguais à inflação.
"Essa descida [do IRS] vai manter-se. O Orçamento que vai ser apresentado muito em breve corresponderá àquilo que foi o compromisso político de campanha”, disse Fernando Medina, em entrevista à CNN, na quinta-feira.
Medina, que vai suceder a João Leão na pasta das Finanças, disse que aquele que foi um dos principais compromissos políticos da campanha socialista não será esquecido no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), que será apresentado "muito em breve".
Ainda assim, apesar da 'troca de cadeiras' o futuro ministro das Finanças assegurou que vai "manter o que estava previsto".
Fernando Medina adiantou ainda que o objetivo do Executivo passa por apresentar e aprovar "muito rapidamente" o OE2022, logo depois da tomada de posse do novo Governo, que deverá ser no dia 30 de março.
O futuro ministro das Finanças participou, na quinta-feira, no seu último programa da CNN Portugal enquanto comentador e assumiu que não estava à espera do convite de António Costa para integrar o Governo após a derrota nas autárquicas.
"Não estava à espera, mas respondi com muito gosto ao convite que o primeiro-ministro me fez", admitiu Medina acrescentando ser "uma honra muito grande poder servir o país nestas funções".
O ex-presidente da Câmara de Lisboa Fernando Medina foi o nome escolhido por António Costa para o cargo de ministro das Finanças, proposta que já foi aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Leia Também: "Não estava à espera do convite para ministro das Finanças", diz Medina
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com