Os preços dos combustíveis voltaram a aumentar no arranque desta semana, com o aumento a ser mais pronunciado no caso do gasóleo, o que fez com que o preço deste componente ultrapassasse o da gasolina simples 95 em alguns postos de abastecimento do país.
O preço médio do gasóleo simples na Galp está nos 2.102 euros, acima dos 2.080 euros por litro que são cobrados pelo litro de gasolina simples 95. O mesmo se verifica na Repsol onde o preço médio do gasóleo simples está nos 2.096 euros/litro, acima dos 2.087 euros/litro da gasolina simples 95, de acordo com dados do portal Mais Gasolina.
Também na Shell o preço médio do gasóleo simples (2.087 euros/litro) é superior ao da gasolina simples 95 (2.072 euros/litro) e o mesmo se verifica na Cepsa, onde a gasolina simples 95 custa 2.000 euros/litro, abaixo dos 2.024 euros do gasóleo simples.
Ao que indica o mesmo site, que agrega informação sobre os combustíveis comunicada pelos consumidores, a Galp aumentou o preço da gasolina simples 95 em nove cêntimos, o da gasolina 98 em 10 cêntimos o do gasóleo em 17,4 cêntimos.
Já a BP aumentou o preço da gasolina 95 em 11 cêntimos, o da gasolina 98 em 12 cêntimos, o do gasóleo simples 18 cêntimos e o do aditivado em 19 cêntimos. Por seu turno, a Repsol aumentou o preço da gasolina em 10,5 cêntimos e o do gasóleo em 17 cêntimos, indicam dados da mesma plataforma.
As estimativas do Ministério das Finanças, recorde-se, apontavam para um acréscimo de 16,4 cêntimos no caso do gasóleo e de seis cêntimos no caso da gasolina.
A aplicação do mecanismo de compensação que entrou em vigor este mês resultará numa redução de 1,3 cêntimos por litro na taxa do ISP, não havendo assim redução na gasolina pelo facto de a variação do preço por litro neste combustível ser inferior a oito cêntimos.
Leia Também: OIT procura propostas para acabar com discriminação racial no trabalho