Tal como se esperava, os preços dos combustíveis deverão registar um comportamento misto no arranque da próxima semana. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério das Finanças em comunicado, o preço da gasolina deve subir um cêntimo por litro, ao passo que o valor do gasóleo deve reduzir 6,8 cêntimos por litro. Isto tendo em conta o facto de que os valores dos descontos do ISP irão manter-se.
"Na próxima semana, as taxas unitárias do ISP ficarão inalteradas, mantendo-se a aplicação dos descontos atualmente em vigor", pode ler-se no comunicado enviado pelo ministério liderado por Fernando Medina.
Assim sendo, na próxima semana o alívio global da carga fiscal sobre os combustíveis por via do mecanismo de atualização semanal do ISP, bem como da " redução das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa de IVA de 13%", continuará a totalizar 21,5 cêntimos por litro de gasóleo e 22,5 cêntimos por litro de gasolina.
O Ministério das Finanças aponta ainda que esta situação "será reavaliada na próxima sexta-feira, dia 20 de maio", no âmbito da revisão semanal do mecanismo de atualização do ISP. Esta é uma medida que, como explicam as Finanças, "assegura a devolução da eventual receita extraordinária do IVA face à perspetiva de evolução dos preços".
Fonte do setor tinha já adiantado esta sexta-feira ao Notícias ao Minuto que deveria registar-se, no início da próxima semana, uma subida ligeira no preço da gasolina, com uma descida algo mais acentuada a poder-se verificar no gasóleo.
Lembre-se que, no início desta semana, o gasóleo e a gasolina voltaram a ficar mais caros - tendo o acréscimo da gasolina simples 95 sido mais pronunciado do que o do gasóleo simples.
Segundo os dados divulgados esta semana pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o preço de venda ao público médio da gasolina simples aumentou 7,6% em março face a fevereiro, para 1,975 euros por litro. No gasóleo simples a subida foi de 11,3%, para 1,901 euros.
[Notícia atualizada às 19h37]