Abastecer a despensa e o frigorifico está cada vez mais caro e tem um peso cada vez maior no orçamento familiar. Na última semana, um cabaz de bens alimentares considerados essenciais voltou a encarecer (1,21 euros face à semana anterior) e, por isso, é importante adotar algumas estratégias de poupança no momento de ir às compras.
Além da habitual lista de compras, que é uma boa ajuda na ida ao supermercado, há outras dicas que podem ajudar. O Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) da DECO destaca as seguintes:
Organizar e planear as refeições
- Elabore um plano semanal de refeições, confirme os produtos que tem no frigorifico e na despensa.
- Certifique-se que planeia refeições que permitam reaproveitar as sobras.
- Conserve os alimentos de forma a preservar as suas qualidades.
- Consuma primeiro os alimentos com prazo de validade mais próximo.
- Sempre que possível prepare as refeições em casa.
Organizar e planear as compras
- Confira o que tem e o que falta: Veja o que tem nos armários e no frigorifico para ver o que já tem e o que realmente precisa.
- Todos devem participar na elaboração da lista de compras: Todos escrevem o que se vão apercebendo o que falta em casa.
- Não se esqueça de definir o valor a gastar: Quando estiver a preparar a lista de compras, coloque à frente o preço médio de determinado produto, visto que assim saberá em média quanto irá gastar.
- Separe os produtos por categoria: Permite-lhe poupar tempo – visto que assim encontra o mesmo tipo de produtos em determinados locais.
- Na hora de comprar preste atenção aos prazos de validade: É frequente vermos espaços com os produtos com prazos de validade quase a terminar e com desconto que pode ultrapassar os 50%. Avalie, se for para consumir dentro do prazo indicado, compre.
- Não deve ir ao supermercado com fome: Se for vai comprar alimentos que não estão na sua lista.
- Evite levar as crianças: Se puder não leve as crianças consigo ao supermercado, porque é a garantia de que vai gastar mais do que é suposto.
- Leve os sacos reutilizáveis: Além da vertente económica contribui para diminuir a quantidade de plástico que usamos.
Alguns cuidados
- Esteja atento aos folhetos publicitários: Estes podem ser muito úteis para perceber o valor real dos produtos e os que se encontram em promoção.
- Mas evite comprar quantidades acima das suas necessidades: Traga apenas o que necessita.
- Analise os produtos de marca própria: Podem ser uma boa opção em termos de preço e qualidade.
- Compare os preços ao litro e quilo: os produtos devem ter afixado o preço unitário mas também o preço por quilo/litro é mais fácil na hora de comparar preços.
Leia Também: Primeiro voo comercial em seis anos saiu hoje da capital do Iémen