Líbia e Turquia acordam exploração de hidrocarbonetos no Mediterrâneo

O primeiro-ministro da Líbia, Abdul Hamid Dbeibé, e o ministro dos Assuntos Exteriores da Turquia, Mevlut Çavusoglu, assistiram segunda-feira em Trípoli à assinatura de um conjunto de acordos para a exploração de hidrocarbonetos no Mediterrâneo.

Notícia

© Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
04/10/2022 00:32 ‧ 04/10/2022 por Lusa

Economia

Trípoli

Os acordos estão estreitamente ligados ao acordo de reconhecimento de fronteiras marítimas e águas territoriais assinado em 2019, que inclui águas reclamadas pela Grécia, e no qual também foram assinados convénios de colaboração militar.

"Assinámos um Memorando de Entendimento para a exploração de hidrocarbonetos em águas territoriais e em solo líbios, a cargo de empresas mistas turco-líbias", destacou Çavusoglu, em declarações recolhidas pela agência de notícias oficial da Turquia, Anatolia.

Questionado sobre o que outros países poderiam dizer sobre o acordo, o ministro turco afirmou que "não importa o que pensem", porque são acordos assinados por dois países soberanos e que beneficiam a ambos.

"Países terceiros não têm o direito de interferir", frisou.

Por sua vez, a ministra dos Assuntos Exteriores da Líbia, Najla Mangoush, destacou a importância deste acordo no atual contexto da "crise ucraniana e suas repercussões" no mercado de energia.

Em resposta, o Serviço Europeu de Ação Exterior publicou um comunicado no qual argumenta que este novo acordo tem por base o Memorando de Entendimento de 2019, que Bruxelas considera ilegal.

"Não cumpre com o Direito do Mar e não pode ter consequências jurídicas para Estados terceiros. O novo acordo não foi ainda tornado público. São necessários mais esclarecimentos sobre o seu conteúdo. Devem ser evitadas ações que prejudiquem a estabilidade da região", acrescentou Bruxelas.

Leia Também: Sonatrach anuncia descoberta de uma nova reserva de petróleo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas