Na nota, divulgada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição disse que, hoje, "a agência de notação financeira Moody's subiu a notação de risco das Obrigações Hipotecárias (OH) do Banco Montepio em 1 nível, de Aa3 para Aa2".
Assim, "com esta revisão em alta, o 'rating' das OH emitidas pelo Banco Montepio atinge a notação de risco máxima atribuída pela agência a emitentes portugueses, reforçando a classificação deste tipo de dívida na categoria de investimento ('Investment Grade')".
O banco recordou que "esta ação decorre da subida da avaliação do risco de contraparte (Long-term Counterparty Risk Assessment) de Ba3 (cr) para Ba2 (cr) divulgada em 26 de outubro de 2022".
Nesse dia, a Moody's subiu o 'rating' da dívida sénior não garantida do Montepio de (P)B3 para (P)B2, graças ao "ajustamento operacional e contínua redução do risco" do banco, segundo um comunicado.
Na nota então divulgada, a instituição indicou que "a Moody's subiu a notação de risco das obrigações sénior não garantidas (Senior Unsecured Medium-Term Note) e da dívida sénior não preferencial (Junior Senior Unsecured Medium-Term Note), emitidas ao abrigo do Programa de Euro Medium Term Note (EMTN) do banco Montepio, de (P)B3 para (P)B2".
De acordo com o Montepio, a Moody's reviu também em alta "o 'risco' de 'rating' de contraparte (Long-term Counterparty Risk Rating) de Ba3 para Ba2", o "'rating' de depósitos de longo prazo (Long-term Bank Deposits) de B1 para Ba3", o "'rating intrínseco do Banco Montepio (Baseline Credit Assessment) de b3 para b2" e a "dívida subordinada emitida ao abrigo do Programa de EMTN (Subordinate Seniority Medium-Term Note Program) de (P)Caa1 para (P)B3".
No mesmo comunicado, a entidade referiu que "a subida das notações reflete a melhoria do perfil de risco do Banco Montepio, resultante do ajustamento operacional e da contínua redução do risco no balanço desde 2020".
Assim, "a Moody's valorizou a melhoria das métricas de qualidade de ativos do Banco Montepio, o reforço dos níveis de solvabilidade e a tendência positiva de rendibilidade, dada a apresentação de resultados líquidos positivos nos últimos quatro trimestres consecutivos", indicou o banco.
Leia Também: Moody's reduz 'rating' do grupo chinês Fosun