O ministro das Finanças, Fernando Medina, destacou, esta terça-feira, a importância de "coordenar" a política orçamental com a monetária, de modo a responder aos "tempos excecionais" que vivemos atualmente.
"Momentos de incerteza exigem-nos vigilância, mas exigem-nos também capacidade de resposta, disponibilidade para o diálogo e foco permanente na procura de alternativas e soluções. Perante os tempos excecionais que vivemos, é particularmente importante que consigamos coordenar políticas, nomeadamente entre as frentes orçamental e monetária", disse o ministro das Finanças, na cerimónia de tomada de posse dos membros do conselho de administração do Banco de Portugal (BdP).
O ministro das Finanças acredita que é com essa coordenação que "encontraremos o caminho estreito que nos permitirá baixar a inflação e evitar a recessão".
Cerimónia de tomada de posse dos membros do conselho de administração do Banco de Portugal https://t.co/oPmggkKJDj
— República Portuguesa (@govpt) November 29, 2022
Na segunda-feira, recorde-se, Medina admitiu que os próximos meses serão de "elevada incerteza", numa altura em que os mercados continuam a digerir os impactos da pandemia e da guerra na Ucrânia. Além disso, reafirma que a redução da dívida pública é um dos objetivos do Executivo.
Leia Também: Medina admite: "Enfrentamos meses de elevada incerteza"