A revista Forbes elegeu Portugal como um dos 10 lugares "mais baratos" para viver, nomeadamente para os cidadãos dos EUA que querem deixar o emprego e mudar de vida. Esta lista, que é encabeçada pelo nosso país, tem por base os dados do International Living, que todos os anos divulga quais são os melhores países para aproveitar a reforma.
Esta lista, justifica a conceituada revista, "é para quem procura uma vida melhor, mais acessível ou apenas uma maneira de escapar de tudo - do ritmo frenético da vida, da violência, da política, da divisão".
Sobre Portugal, a publicação explica que o custo de vida cá é mais baixo face ao que se verifica nos EUA. "É uma boa hora" para vir para Portugal, diz Jennifer Stevens, da International Living, citada pela Forbes, justificando com a "força do dólar".
"O custo de vida é baixo comparado com os EUA - um casal pode cobrir confortavelmente as despesas (incluindo a renda e tudo o resto) com cerca de 2.800 dólares [cerca de 2.654 euros] por mês", disse Stevens. "Um solteiro poderia viver bem com cerca de 2.000 dólares [1.895 euros] por mês, com tudo incluído (até menos em áreas rurais)", acrescentou.
Além disso, adianta que é previsível que cidades como o Porto e Lisboa fiquem mais caras, mas deixa três sugestões para os que querem mudar-se para cá: Lagos, Vilamoura e Tavira.
A lista da Forbes prossegue com o México e o Panamá a completar o pódio, ocupando o segundo e o terceiro lugar, respetivamente. A vizinha Espanha também se encontra na lista, em sexto lugar, logo seguida pela Grécia e por França.
Eis a lista completa:
- Portugal;
- México;
- Panamá;
- Equador;
- Costa Rica;
- Espanha;
- Grécia;
- França;
- Itália;
- Tailândia.
Leia Também: Dez dicas para ter um local de trabalho mais feliz neste arranque do ano