Esta quinta-feira termina o período de quatro dias de greve dos trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP), que está a ter impacto na circulação de comboios, mas há um novo pré-aviso de greve para entre os dias 10 e 17 de março.
A empresa recebeu este pré-aviso por parte do Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), noticiou o Público, citando fonte oficial da CP. O Notícias ao Minuto já contactou a CP e o SMAQ para obter mais informações, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta.
A confirmar-se mais uma greve, significa que os passageiros terão de continuar a lidar com constrangimentos este mês. O Notícias ao Minuto questionou também fonte do Ministério das Infraestruturas sobre se o Governo pondera intervir nas negociações entre os sindicatos e a empresa, aguardando também uma resposta.
Seja como for, o Público escreve que, caso avance a greve na próxima semana, a CP prevê "fortes impactos no dia 10 [sexta-feira] e ligeiras perturbações nos restantes dias", citando fonte oficial.
A CP suprimiu 145 dos 251 comboios programados para entre as 00h00 e as 8h00 de hoje, no quarto e último dia de greve dos trabalhadores, segundo a empresa.
Na quarta-feira, recorde-se, naquele foi o terceiro dia de greve, um comboio sobrelotado da CP ficou parado mais de uma hora entre a estação de Sete Rios e Benfica, em Lisboa, depois de um dos passageiros ter acionado o travão de emergência, lançando o pânico nas carruagens. Uma mulher foi, inclusivamente, assistida devido a um ataque de pânico, tendo sido encaminhada para o Hospital de Santa Maria.
Na base da greve que termina esta quinta-feira está o "impasse" nas negociações salariais com a administração da IP e da CP, afirmam os sindicatos em comunicado.
Leia Também: Greve na CP. Eis os comboios que circulam hoje (e como pedir reembolsos)