"A operação de concentração em causa consiste na aquisição, pela Acciona Energía Internacional, S.A. ("Acciona"), do controlo exclusivo da Amper Central Solar, S.A. ("Amper"), através da aquisição de 34,4% das suas participações sociais à Diamond Generating Europe, Ldt", lê-se no aviso publicado no portal da AdC, que dá conta de a notificação ter sido feita em 07 de junho e com produção de efeitos em 19 de junho.
O aviso foi publicado na quarta-feira, data que marca o início de um prazo de 10 dias úteis para a remessa de observações à AdC pelos interessados na operação.
A compradora é detida pelo Grupo Acciona, grupo empresarial espanhol que se encontra ativo no desenvolvimento e gestão de soluções de infraestruturas, projetos imobiliários, serviços urbanos e ambientais e desenvolvimento e gestão de projetos no domínio das fontes de energia renováveis.
Já a energética Amper foi criada para gerir a central solar da Amareleja, que entrou em operação em 2008 e que tem uma capacidade instalada próxima de 46 megawatt-pico.
Com esta aquisição, a Acciona passa a deter a totalidade da operação da central, comprando a participação que se encontrava na Diamond Generating Europe, subsidiária da Mitsubishi.
Leia Também: JMJ? "Não devemos dramatizar. Estamos preparados e em prontidão"