A TAP revelou, esta quarta-feira, que registou lucros de 22,9 milhões de euros no primeiro semestre do ano, aquele que considera ser um "facto marcante", já que "é a primeira vez que a companhia regista resultados positivos nos primeiros seis meses de um ano, desde que os resultados semestrais são publicados (2019)".
Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a TAP explica que o lucro de 22,9 milhões no primeiro semestre representa uma melhoria de 225 milhões de euros em relação ao mesmo semestre do ano passado, quando tinha sido registado um resultado negativo de 202,1 milhões de euros.
Em relação a 2019, o aumento foi de 134,9 milhões de euros.
"Este bom resultado alicerça-se no forte crescimento das receitas operacionais, que ascenderam a 1,9 mil milhões de euros, com um aumento relevante de 600 milhões euros (+44,3%) face ao mesmo período de 2022. Este crescimento é revelador da abordagem equilibrada adotada pela TAP na capitalização de oportunidades de mercado", pode ler-se.
A companhia aérea considera ainda que os resultados "evidenciam um desempenho excecional das métricas financeiras e comerciais durante o primeiro semestre".
"A TAP apresenta um EBITDA Recorrente de 361,7 milhões de euros, com uma margem de 19%. O EBIT Recorrente também se mantém forte, em 124,5 milhões de euros, com uma margem de 6,5%, reforçando o compromisso da TAP de proporcionar valor sustentado aosstakeholders e manter uma abordagem equilibrada no desempenho financeiro", é ainda referido.
Leia Também: O desemprego e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia