O índice PMI (Purchasing Managers' Index) do setor da indústria transformadora da zona euro do Hamburg Commercial Bank (HCOB), elaborado pela S&P Global e publicado hoje, situou-se em 43,4 pontos em setembro, contra 43,5 em agosto, um mínimo de dois meses.
De acordo com a consultora, o índice PMI caiu ligeiramente para 43,4 em setembro, o décimo quinto mês consecutivo em que o índice esteve abaixo do nível de 50,0, que não sofreu alterações, "indicando uma deterioração sustentada da saúde do setor da indústria transformadora da zona euro".
Entretanto, a confiança das empresas enfraqueceu consideravelmente e as expectativas de crescimento caíram para o nível mais baixo em dez meses, precisa a consultora, sublinhando que "as expectativas de crescimento caíram para o nível mais baixo em dez meses".
"Numa tentativa de aumentar a competitividade e estimular a procura, os fabricantes da área do euro reduziram os seus preços cobrados pelo quinto mês consecutivo, e a uma das taxas mais acentuadas dos últimos 14 anos", afirma.
Com exceção da Grécia (onde o PMI da indústria transformadora se situou apenas em território expansionista, com 50,3), todos os outros países abrangidos pelo inquérito registaram abrandamentos em setembro, adianta a consultora, precisando que a Alemanha e a Áustria continuaram a registar as taxas de descida mais rápidas, seguidas dos Países Baixos e de França.
Leia Também: UE vai apoiar reconstrução da Ucrânia com 20 mil milhões de euros