Está a planear aproveitar a Black Friday para fazer compras online? Ao fazê-lo, é necessário manter-se vigilante em relação a possíveis situações de fraude, alerta o portal de literacia financeira Todos Contam.
"Para evitar problemas de fraude, devem ser tomadas medidas de segurança, verificando por exemplo se a página de internet onde está a ser realizado o pagamento é segura", pode ler-se naquele portal.
Dois cuidados "especiais" que deve mesmo ter:
- Certifique-se de que apenas disponibiliza os dados necessários para concluir a compra;
- Opte, preferencialmente, por uma das seguintes formas de pagamento:
- Referência multibanco. "O comerciante envia uma SMS ou e-mail com os dados para efetuar o pagamento, dentro de determinado prazo, num caixa automático ou através do homebanking";
- Instrumentos de pagamento com segurança acrescida. "Prefira utilizar cartões com um limite de crédito (plafond) limitado, um reduzido prazo de validade ou com procedimentos de autenticação adicionais (procedimentos que permitam a autenticação forte do cliente)";
- Cartões virtuais. "Um cartão virtual é um cartão gerado e utilizado em contexto eletrónico. No momento da compra, não há divulgação dos dados do cartão real, o que introduz maior segurança na operação. A aplicação MB Way, por exemplo, permite gerar cartões virtuais MB Net e efetuar as mesmas operações sem nunca divulgar os dados reais do seu cartão de pagamento".
Leia Também: Black Friday? Sophos partilha dicas para comprar online em segurança