Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Aprovada revisão da tabela remuneratória dos profissionais forenses

Os deputados aprovaram hoje uma proposta de alteração de OE2024, apresentada pelo PS, que prevê a revisão da tabela salarial, em linha com a inflação, dos profissionais forenses que intervêm no sistema de acesso ao direito e aos tribunais.

Aprovada revisão da tabela remuneratória dos profissionais forenses
Notícias ao Minuto

17:48 - 23/11/23 por Lusa

Economia OE2024

A proposta dos socialistas foi aprovada com a abstenção do PSD e da IL e votos favoráveis dos restantes partidos durante as votações na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), que começaram hoje na Comissão de Orçamento e Finanças.

"O Governo, durante o ano de 2024, procede à revisão da tabela de remuneração dos profissionais forenses que intervêm no Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais, regulada pela Portaria n.º 1386/2004, garantindo uma atualização equivalente à taxa de inflação prevista para 2024", estabelece a proposta.

Na nota justificativa, o PS explica que a tabela de honorários para proteção jurídica define bases de cálculo associadas às custas processuais.

"Inicialmente indexados ao IAS [Indexante de Apoios Sociais], que esteve congelado até 2017, e desligados desse indexante desde então, estes honorários ficaram sem atualização entre 2010 e 2020", realçou o grupo parlamentar socialista, acrescentando que uma lei de 2018 previa a atualização anual desta tabela, mas tal só aconteceu a partir de 2020.

Segundo os socialistas, "o sistema de acesso ao direito e aos tribunais foi pensado para assegurar que a ninguém seja dificultado ou impedido, em razão da sua condição, ou por insuficiência de meios económicos, a defesa dos seus direitos. E neste sistema, os advogados desempenham um papel fundamental na garantia da proteção dos direitos fundamentais e no reforço do Estado de direito".

"Reconhecendo a exigência deste exercício, seria desejável proceder simultaneamente a uma redução do valor das custas processuais e a um aumento substancial da remuneração dos profissionais que integram o Sistema de Acesso ao Direito", continuam os deputados, dizendo estar "cientes do valioso papel dos advogados no contexto da orgânica do sistema de justiça nacional".

Para o PS, deve ser iniciado "um processo de revisão global do sistema, comprometido com um olhar mais justo e adequado para o papel dos advogados".

"É absolutamente necessário proceder também à revisão da tabela de honorários para a proteção jurídica e compensação das despesas efetuadas, no intuito de assegurar o efetivo, justo e adequado pagamento de honorários e despesas, no âmbito da reponderação global do sistema de acesso ao direito", defende o grupo parlamentar.

Leia Também: Reforço de meios para prevenção e combate ao tráfico humano aprovado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório