O preço da pescada subiu 82 cêntimos por quilo, para 10,99 euros, só na última semana e está agora cada vez mais próximo do preço do bacalhau, que a apenas alguns dias do Natal também voltou a aumentar, de acordo com uma monitorização de preços da DECO Proteste.
"Na última semana, o preço da pescada foi dos que mais aumentaram. A 13 de dezembro, comprar um quilo de pescada fresca custava, em média, 10,99 euros. A subir está também o preço do bacalhau, que a apenas alguns dias da ceia de Natal também voltou a subir, para 12,94 euros por quilo", adianta a organização de defesa do consumidor.
Os dados da DECO Proteste revelam ainda que, entre 6 e 13 de dezembro, o preço do cabaz alimentar monitorizado desde o início de 2022 subiu 70 cêntimos, para 229,63 euros.
"Recorde-se que este cabaz atingiu um valor recorde a 15 de março deste ano, chegando aos 234,84 euros. Contudo, a 18 de abril, com a entrada em vigor do IVA zero, começou a descer. Esta tendência inverteu-se em meados de setembro, altura em que o preço total do cabaz voltou às subidas, ultrapassando o valor registado no início do ano", é ainda referido.
Segundo os mesmos dados, no último ano, os maiores aumentos de preço verificaram-se no azeite virgem extra, nos cereais e nas salsichas frankfurt.
Leia Também: A poucos dias do Natal... preço do bacalhau e do azeite volta a subir