O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) anunciou o lançamento de uma nova plataforma que visa combater o desemprego entre os mais jovens, tornando o processo "mais ágil e simples". Destina-se a quem tem até 29 anos.
"A nova plataforma pretende tornar a interação com os jovens mais ágil e mais simples. Apostar na qualificação e inserção dos jovens no mercado de trabalho é um dos objetivos da Garantia Jovem", explica o IEFP, em comunicado.
A plataforma, disponível através deste link, também dá a conhecer apoios e incentivos para a criação do próprio emprego ou empresa.
"A Garantia Jovem é uma resposta europeia ao desemprego jovem, promovendo a empregabilidade dos jovens até aos 30 anos e encaminhando-os para ofertas de ensino, formação, estágio ou emprego", adianta ainda o IEFP.
De recordar que os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a taxa de desemprego de jovens (16 a 24 anos) situou-se em 20,3% em 2023, mais 1,2 p.p. do que no ano anterior.
Leia Também: Recebe subsídio de desemprego e quer acumular com trabalho? Peça isto