As transferências imediatas e os cartões de débito foram os meios de pagamento preferidos e mais utilizados pelos portugueses em 2023, de acordo com o XIII Relatório de Tendências de Meios de Pagamento divulgado, esta segunda-feira, pela Minsait Payments.
"Em Portugal, as transferências imediatas lideraram a preferência dos portugueses para os pagamentos online (44,7%), enquanto para compras presenciais o cartão de débito surgiu como o método de pagamento mais utilizado (42,4%)", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Ora, "entre particulares, as transferências imediatas continuam a liderar as preferências dos portugueses (38%), em detrimento do dinheiro vivo (30%), sendo que uma das razões que poderá explicar esta situação é o sucesso do MB Way, uma solução de pagamentos móveis para pagamentos presenciais e entre particulares".
De acordo com o estudo, 53,4% dos portugueses apenas tem uma conta bancária, enquanto 29,5% tem mais de uma conta, sendo que 17,1% refere ter mais de uma conta bancária e se ter confrontado com um problema no processo.
Leia Também: Euribor desce a três e a 12 meses e sobe a seis meses