Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (GMVM) hoje divulgado, a Sonae precisa que "a sua subsidiária MCretail, SGPS adquiriu uma participação de 50% na Druni por contrapartida da sua participação de 60% na Arenal Perfumerias, juntamente com um investimento de cerca de 148 milhões de euros e um montante condicional de até 36 milhões de euros a ser pago em 2025 e 2026".
Simultaneamente, acrescenta, os acionistas fundadores da Arenal venderam a sua participação de 40% na empresa à Druni por 81 milhões de euros.
"A entidade combinada é agora uma parceria 50-50 entre a MC e os acionistas fundadores da Druni" e esta "será integralmente consolidada pela MC e pela Sonae, em consequência dos direitos contemplados no acordo de acionistas", adianta a Sonae.
A empresa portuguesa refere ainda que "esta parceria permite à MC reforçar significativamente a sua posição no segmento de saúde, beleza e bem-estar, um dos seus principais pilares estratégicos, potenciando os ativos e as competências conjuntas da Druni e da MC (em particular do Continente, da Wells e da Arenal)".
"Para a Sonae, esta transação representa um importante marco estratégico no aumento da exposição internacional do Grupo e na diversificação num segmento de retalho com fortes tendências de crescimento, assegurando uma posição de liderança de mercado em parceria com uma equipa de gestão de referência no setor", refere o comunicado.
A Druni e a Arenal atingiram um volume de negócios combinado de mais de mil milhões de euros em 2023, com uma cobertura nacional assente numa rede de mais de 470 lojas e numa forte presença no canal online, afirma a Sonae, referindo que a Druni tem apresentado um desempenho operacional notável, superando significativamente o mercado, tendo em 2023 registado um volume de negócios de 791 milhões de euros e um EBITDA de 78 milhões de euros.
A Druni é uma empresa de retalho de perfumaria, cosmética e parafarmácia com uma rede de 377 lojas localizadas em Espanha, predominantemente nas comunidades de Valência, Catalunha e Madrid, e um canal 'online' em expansão.
Fundada em 1987 e integralmente detida pela família Casp, a Druni gerou um volume de negócios na ordem dos 575 milhões de euros em 2022 e um EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) de 40 milhões de euros.
A Arenal Perfumerias SLU é também uma empresa de retalho de perfumaria, cosmética e parafarmácia com uma rede de 66 lojas localizadas principalmente no norte de Espanha, e que dispõe igualmente de uma operação 'online'.
Fundada em 1975, a Arenal era, desde janeiro de 2019, detida em 60% pela MC e em 40% pelos seus acionistas fundadores, tendo gerado um volume de negócios de 192 milhões de euros e um EBITDA de 20 milhões de euros em 2022.
A Sonae afirma que a conclusão desta operação surge "na sequência do comunicado de 06 de junho de 2023, que após aprovação da Autoridade da Concorrência Espanhola, a sua subsidiária MCretail, SGPS, SA ('MC') concluiu a transação para a combinação da Druni SA ('Druni') e da Arenal Perfumerias SLU ('Arenal')".
Leia Também: Sonae Sierra e Axa parceiros na nova torre de escritórios do Colombo