Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

OE2025. Petróleo e juros entre riscos para o cenário macroeconómico

O aumento do preço do petróleo e das taxas de juro de curto prazo são alguns dos riscos identificados pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), entregue hoje no parlamento.

OE2025. Petróleo e juros entre riscos para o cenário macroeconómico
Notícias ao Minuto

20:01 - 10/10/24 por Lusa

Economia OE2025

No relatório da proposta de OE2025, o Governo analisou "o impacto de alguns riscos externos e internos nos principais agregados macroeconómicos e de finanças públicas", tendo selecionado quatro que teriam os efeitos de maior dimensão.

 

Os choques consubstanciam, face ao cenário central, uma variação "da redução do crescimento da procura externa em 2 pontos percentuais (pp); do aumento do preço do petróleo (em USD) em 20%; do aumento das taxas de juro de curto prazo em 2 pp e da redução do crescimento da procura interna em 1 pp".

A redução do crescimento da procura externa "teria um efeito negativo no crescimento real do PIB, originando um crescimento inferior em 0,5 pp (neste cenário, o crescimento real do PIB não seria de 2,1%, mas de 1,7%)", indica o Governo.

Já um cenário em que "o preço do petróleo se situe 20% acima do assumido no cenário base, de acordo com a simulação efetuada, teria um efeito negativo de 0,1 pp no crescimento do PIB em 2025, em virtude de um menor crescimento do consumo e do investimento, parcialmente mitigado pela redução no crescimento das importações".

Tal levaria também a um "menor ritmo de redução da dívida pública em percentagem do PIB em 0,1 pp em 2025".

Quanto a "um aumento das taxas de juro de curto prazo em 2 pp face ao assumido no cenário base teria, de acordo com a simulação efetuada, um impacto negativo no crescimento real do PIB em cerca de 0,2 pp, por via de um menor crescimento do consumo privado e do investimento (em resultado de um aumento dos custos de financiamento), parcialmente mitigado por uma redução do crescimento das importações".

Finalmente, um "crescimento da procura interna inferior em 1 pp ao estimado no cenário base teria, segundo esta simulação, um impacto negativo de 0,6 pp no crescimento real do PIB".

O Governo entregou hoje no parlamento a proposta de OE2025, que prevê que a economia cresça 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025 e um excedente de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e de 0,3% no próximo.

A proposta ainda não tem assegurada a sua viabilização na generalidade e a votação está marcada para o próximo dia 31, no parlamento.

Se a proposta de Orçamento do Governo PSD/CDS for viabilizada na generalidade com a abstenção do PS ou, em alternativa, com os votos favoráveis do Chega, será então apreciada na especialidade no parlamento entre 22 e 29 de novembro. A votação final global do Orçamento está prevista para 29 de novembro.

Leia Também: OE? Proposta "está muito longe do choque fiscal" anunciado pelo Governo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório