"Será extremamente difícil que o crescimento de 2024 seja de 1,8%, como previsto pelo Governo, porque isso implicaria um crescimento em cadeia de 1,1% no 4.º trimestre", lê-se na nota de conjuntura publicada hoje.
Na semana passada, o Instituto Nacional de Estatística revelou que no terceiro trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) estabilizou em cadeia nos 0,2%, tendo acelerado em termos homólogos, de 1,6% para 1,9%.
Para o Fórum, "os valores divulgados são em linha com o intervalo esperado, embora no seu limite inferior, sugerindo um comportamento dececionante das exportações", excluindo o efeito dos trabalhos por encomenda, sem mudança de propriedade.
Apesar de admitir que "não é impossível um desempenho muito forte no resto do ano", tendo em conta que, segundo o indicador diário de atividade e o clima económico, o quarto trimestre "terá começado mais dinâmico", ainda existem "muitas incertezas".
Neste cenário, o Fórum prevê agora que o PIB de 2024 suba entre 1,6% e 1,7%, "devendo crescer acima de 2% em 2025, se o cenário central de recuperação internacional se confirmar, se a elevada incerteza geopolítica e dos mercados financeiros não o impedir e se não se registar uma escalada protecionista a nível internacional".
Leia Também: Fórum para Competitividade vê PIB crescer entre 1,7% e 1,9% em 2024