A Oi quer vender os 25% que detém, através da Africatel, da Unitel. E, conta a Bloomberg, há já interessados. A empresária angolana Isabel dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, e a petrolífera estatal Sonangol, também de Angola, são os principais interessados.
O interessa angolano surge quase como ‘natural’ se pensarmos que a Unitel é atualmente a maior operadora móvel de Angola.
Como recorda o Jornal de Negócios, A PT detinha 75% da Unitel mas este ativo, avaliado em cerca de 986 milhões de euros, foi transferido para a operadora brasileira. O banco de investimento brasileiro BTG Pactual, um dos maiores acionistas da Oi, está a aconselhar no negócio a operadora que agora é liderada por Zeinal Bava.
Esta intenção de vender a Unitel surge depois de várias disputas que a PT e vários acionistas da operadora angolana tiveram desde 2007, algo que se terá agravado quando a PT anunciou a intenção de avançar para uma fusão com a Oi, em Outubro de 2013. O processo avançou este ano, apesar dos ‘solavancos’ causados pelo caso que abalou o Grupo Espírito Santo e o BES.