Guterres nomeia 'task force' para tentar resolver crise da dívida

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, nomeou hoje um grupo de especialistas para promover soluções políticas e procurar o apoio político e público necessário para resolver a crise da dívida.

Notícia

© NHAC NGUYEN/AFP via Getty Images

Lusa
06/12/2024 19:26 ‧ 06/12/2024 por Lusa

Economia

ONU

Em comunicado, o gabinete de António Guterres explicou que os especialistas apresentarão o seu trabalho na Quarta Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FfD4), um processo intergovernamental facilitado pelas Nações Unidas que ocorrerá de 30 de junho a 03 de julho de 2025, em Sevilha, Espanha.

 

"O mundo em desenvolvimento está atualmente a enfrentar uma crise de dívida sem precedentes, com dezenas de países a lutar sob o peso do serviço da dívida que ameaça a estabilidade económica, o progresso social e o desenvolvimento sustentável. E, no entanto, até ao momento, a resposta global ficou aquém", diz a nota.

O grupo de especialistas nomeado por Guterres será liderado por Mahmoud Mohieldin, enviado especial da ONU para o Financiamento da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030, e copresidido por Paolo Gentiloni, ex-comissário Europeu para Economia, Trevor Manuel, ex-ministro das Finanças da África do Sul, e por Yan Wang, investigadora académica do Centro de Política de Desenvolvimento Global da Universidade de Boston.

Há muito que Guterres defende reformas profundas da arquitetura financeira internacional, frisando que as instituições financeiras de Bretton Woods não refletem o mundo atual.

De acordo com o secretário-geral, os impactos das desigualdades estruturais são evidentes, com os Estados africanos a sofrerem desproporcionalmente os efeitos de um sistema financeiro global injusto.

A FfD4 abordará questões novas e emergentes sobre o financiamento para o desenvolvimento, a necessidade urgente de implementar integralmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e apoiar a reforma da arquitetura financeira internacional.

Leia Também: Guterres pede libertação imediata de pessoal humanitário detido por Hutis

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas