A informação disponível no seu site, a Autoridade da Concorrência refere que recebeu, no dia 27 de janeiro de 2025, "uma notificação prévia de uma operação de concentração de empresas".
A operação em causa consiste na aquisição, pela NOS Information Technologies, SGPS, S.A. ("NOS Tech"), do controlo exclusivo sobre a Claranet Portugal, S.A. ("Claranet").
O valor contemplado no acordo de aquisição de 100% da tecnológica é de 152 milhões de euros, segundo o comunicado da NOS divulgado em 27 de janeiro.
A Claranet está presente no mercado português desde 2005 e "tem-se consolidado como uma empresa líder em serviços tecnológicos".
No ano fiscal de 2024, as receitas totais da Claranet "ascenderam a 205 milhões de euros, impulsionadas pelo crescimento robusto e contínuo do seu negócio de serviços, tendo o EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações] atingido os 15,4 milhões de euros".
Na informação divulgada no dia em que o acordo de aquisição foi anunciado, é referido que a compra da Claranet Portugal "permitirá à NOS afirmar-se cada vez mais como a empresa nacional de referência nos segmentos de comunicações e tecnologias de informação, expandindo as suas capacidades num setor em rápido crescimento e reforçando a sua proposta de valor em áreas de negócio como 'cloud', 'workplace', cibersegurança e 'data & AI', entre outras".
A Claranet Portugal tem mais de 900 colaboradores e "continuará a operar de forma autónoma, preservando a sua identidade, gestão, equipas e base sólida de clientes, fatores que impulsionaram o seu sucesso ao longo dos últimos 10 anos".
Leia Também: Idealista notifica Concorrência da compra do Portal47