Segundo dados divulgados hoje Banco de Portugal (BdP), o valor total de títulos de dívida emitidos por entidades em Portugal era de 302,4 mil milhões de euros, mais 3.100 que no final de dezembro.
Esta subida foi praticamente igual ao valor de títulos de dívida pública emitidos no mês em análise, que também subiram 3.100 milhões de euros. No final do primeiro mês de 2025, estes títulos correspondiam a 60% do 'stock' total de títulos de dívida emitidos por residentes.
A nível de ações cotadas, o 'stock' atingiu 60.400 milhões de euros, o equivalente a mais 1.300 milhões de euros face a dezembro.
"Para este aumento contribuiu a valorização das ações das empresas não financeiras e do setor financeiro, nos montantes de 713 e 607 milhões de euros, respetivamente", explica o regulador.
O BdP assinala que a emissão de títulos de dívida é uma das principais formas de financiamento das empresas em Portugal, representando 14,5% do financiamento das empresas não financeiras em 2023.
O financiamento titulado é principalmente feito por grandes empresas, sendo o setor da eletricidade e das atividades de consultoria, científicas e técnicas os mais expressivos.
Já os principais investidores em dívida de longo prazo são as entidades não residentes, que detinham, no final de 2024, "65% do valor nominal dos títulos de dívida de longo prazo emitida pelas empresas não financeiras residentes".
Leia Também: Portugal realiza na quarta-feira leilão de dívida a 11 meses