Este é o pacote do Governo para apoiar empresas (em resposta às tarifas)

O Governo lançou quatro medidas para o apoio rápido às empresas exportadoras, face às tarifas lançadas pelos EUA, que passam por linhas de crédito, seguros de crédito e a expansão de apoios à internacionalização, anunciou hoje.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
10/04/2025 13:59 ‧ há 3 dias por Lusa

Economia

medidas

No final da reunião do Conselho de Ministros (CM), o ministro da Economia, Pedro Reis, deu conta do lançamento do Programa Reforçar, que irá contar com 10 mil milhões de euros, e que passam pelo lançamento de linhas de crédito num montante total de 8,6 mil milhões de euros, através do Banco Português do Fomento (BPF).

 

Neste âmbito, estarão disponíveis mais de cinco mil milhões de euros na reprogramação e reforço das linhas BPF Invest EU para apoio em fundo de maneio e investimento, sendo agora criada a linha BPF Invest Export PT, com mais 3,5 mil milhões de euros.

Esta linha contará com garantias para financiamento de empresas exportadoras, "com capacidade de transformação do financiamento em subvenção, através da avaliação de performance de resultados", segundo um documento, disponibilizado pelo Governo. 

Haverá ainda um reforço do 'plafond' em 1.200 milhões de euros dos seguros de crédito, sendo que passarão a cobrir não apenas os países emergentes, chegando também aos "mercados tradicionais".

Segundo o executivo, haverá, neste ponto, "um reforço das dotações de seguros de crédito à exportação da Export Credit Agency (ECA) Portuguesa, para procura de novos mercados e reforço dos mercados tradicionais", bem como o "arranque da integração da Export Credit Agency Portuguesa no Banco de Fomento" e a "bonificação parcial dos prémios de seguros de crédito à exportação para novos mercados".

O Governo pretende também a expansão de projetos de apoio à internacionalização, com o reforço de "programas coletivos" que permitem às empresas irem a mais feiras. 

Esta medida pretende o "aumento da presença internacional das PME através da participação em feiras e eventos internacionais, e da realização de ações de prospeção e marketing externo", sendo que "os projetos podem ser desenvolvidos individualmente ou em conjunto com entidades associativas", num total de 150 milhões de euros. 

Pretende-se ainda o "reforço da realização de campanhas de promoção internacional e prospeção conjunta de novos mercados", sendo que "os projetos podem ser desenvolvidos por entidades associativas ou agências públicas com competências na área da internacionalização", com uma dotação de 50 milhões de euros. 

O ministro lembrou ainda programas de 2.640 milhões de euros que já estavam a decorrer e que serão "antecipados" para que as empresas possam deles beneficiar já nos próximos meses. 

Segundo Pedro Reis, esta estratégia pretende que as empresas possam "responder e mitigar" o impacto das tarifas em Portugal e apoiar a procura de novos mercados para as exportadoras. 

O programa irá abranger exportadoras com base em Portugal.

[Notícia atualizada às 14h53]

Leia Também: Governo lança pacote "superior a 10 mil milhões" em resposta às tarifas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas