No entanto, comparando com o trimestre anterior, este indicador que mede a diferença entre o custo de compra do petróleo e o preço de venda dos produtos refinados, como a gasolina e o gasóleo, subiu 7%, de acordo com os dados operacionais de janeiro a março publicados hoje na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
No mesmo período em análise, a produção petrolífera caiu 3% para 104 mil barris por dia quando comparado com o primeiro trimestre de 2024.
Pelo contrário, as vendas de produtos petrolíferos cresceram 2% face ao mesmo período do ano passado, mas desceram 10% em comparação com o último trimestre de 2024.
Já as vendas de gás natural e eletricidade cresceram 13% e 17%, respetivamente, face ao primeiro trimestre do ano passado, e avançaram 9% e 11% comparando com o trimestre anterior.
No que diz respeito às renováveis, a Galp revela que aumentou em 8% a capacidade instalada para 1,5 gigawatts (GW), e apesar de a produção ter recuado 6% para 380 gigawatts-hora (GWh), o preço de venda da energia renovável subiu 23% para 70 euros por megawatt-hora (MWh).
A apresentação dos resultados do primeiro trimestre da empresa liderada interinamente por Maria João Carioca e João Diogo Silva está marcada para o próximo dia 28 de abril.
[Notícia atualizada às 17h49]
Leia Também: PSI sobe mais de 1% com Galp a liderar os ganhos e a avançar 2,4%