NAV a monitorizar e implementar medidas para segurança das operações

A NAV Portugal - Navegação Aérea disse hoje que está a monitorizar a situação causada pela falha de eletricidade que está a afetar a Península Ibérica e garantiu que está a implementar as medidas necessárias à segurança das operações.

Notícia

© ShutterStock

Lusa
28/04/2025 14:37 ‧ há 6 horas por Lusa

Economia

Apagão

"A NAV Portugal ativou as suas redundâncias de energia em função da falha elétrica ocorrida. Continuamos a monitorizar a situação e a implementar as medidas que se revelem necessárias à segurança das operações", adiantou a prestadora de serviços de tráfego aéreo, em resposta escrita à Lusa.

 

O acesso ao terminal do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, está condicionado, para restringir a entrada a quem tem voo marcado, adiantou à Lusa fonte oficial da ANA.

"Os aeroportos da ANA acionaram os geradores de emergência, o que para já possibilita a manutenção do essencial da operação aeroportuária nos aeroportos do Porto e de Faro. Em Lisboa a operação está a decorrer, mas com limitações. Até ao momento, não se registam impactos nos Aeroportos da Madeira e dos Açores", avançou a ANA.

Desta forma, nos aeroportos de Faro e do Porto estão a fazer-se todas as aterragens e descolagens, com recurso a energia de gerador, enquanto em Lisboa estão também a acontecer aterragens e descolagens, mas com maior limitação, avançou a mesma fonte.

A ANA vai fazer atualizações "logo que houver evolução ou mais informação".

A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.

Leia Também: TAP pede aos passageiros para não se dirigirem ao aeroporto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas