Do total que cada português gasta anualmente para se deslocar, 91,3% é despendido com o automóvel privado. O povo luso continua a optar por andar no seu próprio carro quando tem de se deslocar, apesar do elevado custo que isso implica.
Segundo o Jornal de Notícias, 2.068 euros é quanto cada português desembolsa por ano para ir de um lado para o outro. Destes, só 8,7% são gastos em transportes públicos.
Ao conforto que um veículo particular proporciona, alia-se o aumento do preço dos transportes, que pesa na balança e faz com que menos pessoas prefiram andar de comboio ou autocarro.
Este último – transporte rodoviário coletivo – é, ainda assim, o mais escolhido quando os transportes públicos são a opção e arrecada 5,2% do orçamento das famílias para este tipo de despesas.
Já o comboio - transporte ferroviário - fica-se pelos 1,9% da despesa total, talvez pelo aumento ainda mais abrupto dos preços dos bilhetes.
Lisboa, Porto e Madeira são as regiões onde mais pessoas andam de transportes públicos. No que toca aos gastos, a zona Norte e Centro assumem a posição cimeira, contrastando com os Açores.