"Em 21 de Fevereiro de 2013, o Conselho da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida, delibera adoptar uma decisão de não oposição à presente operação de concentração", refere a Adc na sua página electrónica.
A operação, notificada à AdC a 31 de Dezembro de 2012, consiste na criação de uma empresa comum - NewCo ou Engarrafador Ibérico - pelos accionistas dos engarrafadores ibéricos de produtos da Coca-Cola: Begano, Cobega, Casbega, Asturbega, Norbega, Colebega e Rendelsur e a transferência para essa nova empresa de todos estes activos relacionados com o engarrafamento e comercialização em Portugal, Espanha e Andorra, incluindo a portuguesa Refrige.
A Refrige é uma sociedade de direito português, detida, indirectamente, na quase totalidade do seu capital social, pelos sete engarrafadores espanhóis, os quais detêm a totalidade do capital da Lusobega, que detém, directamente, a maioria do capital social da Refrige, de acordo com informação disponibilizada na página da AdC.
Em Portugal, a Regrige, que é representante dos engarrafadores ibéricos, fabrica, engarrafa, comercializa e distribui bebidas não alcoólicas como a Coca-Cola, Sprite, Fanta, Aquarius ou Aquabona, entre outros.
A decisão da AdC junta-se assim ao da Concorrência espanhola, que tinha anunciado há uma semana a aprovação do negócio.
A nova empresa resultante da fusão terá um volume de negócios na ordem dos três mil milhões de euros, o que a torna na maior agro-alimentar de Espanha e na segunda maior da Coca-Cola na Europa (a seguir à da Alemanha) e na décima maior do mundo.
As suas fábricas vão produzir e engarrafar mais de 600 produtos, entre refrescos, águas, sumos, bebidas energéticas, desportivas e com base em chá, dando trabalho a cerca de 5 mil pessoas.