Já há contribuintes que começaram a receber os reembolsos do IRS e há também quem tenha 'confirmado' o IRS automático sem ter verificado se constavam todas as deduções a que tinha direito e, por isso, acabou por receber menos do que esperava. Nestas circunstâncias, saiba que pode corrigir a declaração até ao dia 31 de maio.
Como? É simples. Deve aceder ao Portal das Finanças e entregar uma nova declaração. "Neste caso, deve entregar uma declaração, nos termos normais, com os elementos corretos, a qual substituirá a declaração automática do IRS antes confirmada", pode ler-se no Portal das Finanças.
Ora, isto significa que esta 'declaração de substituição' já não será automática, pelo que o contribuinte deve preencher e entregar o modelo 3.
Esta questão tem especial pertinência porque, tal como explicou Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, ao Notícias ao Minuto, o sistema está a fazer a tributação em separado, por defeito, motivo pelo qual os casais devem ter especial atenção a esta questão na hora de preencher a declaração ou de a confirmar, no caso do IRS automático.