Entregou IRS automático mas recebeu menos do que esperava? Pode corrigir

Os contribuintes que já entregaram a declaração do IRS ainda estão a tempo de submeter uma 'declaração de substituição' até ao dia 31 de maio no Portal das Finanças.

Notícia

© iStock

Beatriz Vasconcelos
17/04/2018 08:46 ‧ 17/04/2018 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Impostos

Já há contribuintes que começaram a receber os reembolsos do IRS e há também quem tenha 'confirmado' o IRS automático sem ter verificado se constavam todas as deduções a que tinha direito e, por isso, acabou por receber menos do que esperava. Nestas circunstâncias, saiba que pode corrigir a declaração até ao dia 31 de maio.

Como? É simples. Deve aceder ao Portal das Finanças e entregar uma nova declaração. "Neste caso, deve entregar uma declaração, nos termos normais, com os elementos corretos, a qual substituirá a declaração automática do IRS antes confirmada", pode ler-se no Portal das Finanças.

Ora, isto significa que esta 'declaração de substituição' já não será automática, pelo que o contribuinte deve preencher e entregar o modelo 3. 

Esta questão tem especial pertinência porque, tal como explicou Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, ao Notícias ao Minuto, o sistema está a fazer a tributação em separado, por defeito, motivo pelo qual os casais devem ter especial atenção a esta questão na hora de preencher a declaração ou de a confirmar, no caso do IRS automático. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas