O inverno está a chegar. Proteja a sua pele, assim

A diferenças de temperatura refletem-se sempre a nível da pele, mas a mudança é mais drástica aquando do tempo bem seco e gelado.

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
14/11/2018 18:30 ‧ 14/11/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Cuidados

Há peles mais sensíveis do que outras, mas ninguém está livre de um nariz vermelho e lábios gretados quando chega o tempo bem frio.

As temperaturas mais baixas atingem todos e os seus efeitos são atenuados pelo tempo frio, sem contar com o facto de os espaços interiores contarem com uma temperatura bastante mais amena, o que expõe o corpo - rosto, principalmente - a grandes contrastes de temperatura. Tudo isto, dificulta a missão da própria pele se proteger a si própria,

Dito isto, a missão é só uma: proteger a pele com uma rotina de cuidado (e beleza) mais adequados ao tempo frio em que todos os produtos têm uma mesma prioridade: hidratação máxima, principalmente a quem já tem a pele tendencialmente seca.

Em termos de limpeza, esqueça as esfoliações muito agressivas pois com a pele a tornar-se inevitavelmente mais sensível a acumulação de sujidade e pele morta não é tão intensa quanto no inverno, uma vez que não há tanta produção de sebo e suor como no tempo quente. Sobre este aspeto, afasta-se os casos de quem tem pele acneica, já que o acne é resultado de uma acumulação exagerada de sebo e sujidade – mantenha a esfoliação, mas adapte a sua intensidade e frequência ao tempo mais frio, que é mais delicado.

A proteção UV deve ser mantida – sim, o sol atinge-nos todo o ano. Diminua o nível do SPF do seu protetor solar mas continue a usá-lo, principalmente se tiver a pele muito sensível, aconselham os dermatologistas.

Falamos da sensibilidade extra das peles secas, mas quem tem pele mista não deve descurar estes cuidados. A estes casos, a sugestão é a de produtos de limpeza que garantam a eliminação da oleosidade em excesso que continua mesmo com a menor produção de suor. Se a pele lhe parecer mais seca com este passo, conjugue-o a um creme hidratante mais intenso, pois a sua pele pode, no inverno, aproximar-se de caraterísticas da pele seca.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas