Os casos de diabetes de tipo 2 subiram dramaticamente em anos recentes, sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já apelida o problema de “a nova epidemia do século XXI”.
Para saber se também você está em risco é importante que se mantenha alerta sobre os possíveis sintomas que podem aparecer.
A visão turva, fadiga e a ocorrência frequente de infeções urinárias podem ser indicadores de que os seus índices de açúcar estão demasiado altos.
Porém, há um outro sintoma pouco conhecido que deve ter em mente.
Nomeadamente, a sede excessiva, condição também conhecida por polidipsia.
A organização Diabetes UK explica: “O aumento da sede em indivíduos com diabetes pode por vezes ser, mas nem sempre, um indicador de que os níveis de glucose no sangue estão acima do normal”.
A condição pode fazer com que se sinta constantemente desidratado, colocando dessa forma os rins sob pressão.
Já que o órgão trabalha exaustivamente para absorver o açúcar, expele igualmente qualquer excesso de liquido do corpo.
Tal pode ainda fazer com que os pacientes urinem mais frequentemente, o que consequentemente irá novamente deixá-los com mais sede.
Enquanto que a polidipsia pode ser um efeito secundário da diabetes de tipo 2, o problema pode ainda ser provocado por outras condições de saúde.
A NHS revela que podemos experienciar sede excessiva após a prática de exercício físico ou devido a algum mal estar, que envolva náuseas e diarreia.
O estilo de vida pode também impactar nos níveis de desidratação.
Se consome bebidas com demasiada cafeína e come alimentos salgados ou picantes, então é normal que sinta sede constantemente.
Ainda assim, se considera que tem muita sede sem motivo aparente, deverá então consultar um médico.
Quais são os outros sintomas de diabetes de tipo 2?
1. Fadiga;
2. Vontade frequente de urinar;
3. Visão turva;
4. Perda de peso súbita e inexplicável;
5. Feridas e cortes que não cicatrizam;
6. Comichão ou ardor constante na zona dos genitais.