De modo a manter as suas roupas sempre limpas, é também necessário que cuide e mantenha sempre limpa a máquina que faz o trabalho duro por si.
Muitos esquecem-se, mas a limpeza da máquina de lavar é fundamental para não contaminar o vestuário com resquícios de fungos, bolor e lodo que acabam por ficar impregnados no interior do equipamento, conforme o uso.
Para fazer a limpeza corretamente, não é preciso muito, basta apenas ter vinagre à mão, panos velhos e uma escova de dentes para esfregar partes onde a mão não consegue alcançar.
Coloque uma solução de vinagre e de óleo essencial de melaleuca (antifúngico) numa embalagem pequena em spray e borrife o interior da máquina. Deixe a atuar por alguns minutos. Após esse tempo, passe um pano, esfregando bem os cantos e as borrachas, para retirar todo o excesso de lodo e fungos que possam estar ainda retidos. Não se esqueça de limpar o filtro, também com uma escova de dentes, com água corrente e detergente.
De seguida, coloque duas xícaras de vinagre e gotas de melaleuca no compartimento de sabão e acione o ciclo mais longo, à temperatura máxima. Deixe que o ciclo funcione por alguns minutos, depois faça pausa e deixe a repousar por cerca de uma hora, para que o vinagre possa agir e eliminar as bactérias. Enquanto isso, retire o compartimento de detergente e de amaciador e limpe-o bem com água e sabão, esfregando os cantos com uma escova. O ideal é repetir este processo uma vez por mês, para a máquina de lavar roupa sempre impecável.