Lavar roupa a menos de 60ºC pode ser perigoso

A descoberta teve lugar na Alemanha, quando os investigadores da Universidade de Bonn verificaram a transmissão da bactéria 'Klebsiella oxytoca' a vários recém-nascidos depois de a roupa que vestiam ter sido lavada a uma temperatura inferior a 60 graus.

Notícia

© Getty Images

Teresa David
08/10/2019 09:00 ‧ 08/10/2019 por Teresa David

Lifestyle

Roupa

Dezenas de recém-nascidos da unidade neonatal de um hospital pediátrico na Alemanha, são portadores da bactéria “Klebsiella oxytoca” - que pode originar pneumonias, infeções urinárias, gastroenterites, meningites e espondilite - depois dos gorros e meias que vestiam serem lavados a uma temperatura inferior a 60 graus. 

À ABC, os especialistas da Universidade de Bonn, responsáveis pela descoberta, explicaram que a baixa temperatura é menos letal para os agentes patogénicos - organismos capazes de produzir doenças infecciosas aos seus hospedeiros sempre que estejam em circunstâncias favoráveis, como máquinas de lavar domésticas.

Apesar de serem portadores da bactéria, os bebés não estão infetados e, por isso, não apresentam sintomas. 

Naquele hospital, a fonte de transmissão foi uma máquina de lavar roupa doméstica, entretanto retirada. A máquina ia contra as diretrizes, que preveem a utilização de máquinas especiais e lavagens a altas temperaturas. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas