É provável que já tenha ouvido falar em inteligência emocional (IE), mas sabe o verdadeiro significado deste termo? Muitas pessoas não percebem que na verdade a inteligência emocional está relacionada com a forma como a adquirimos e não com algo que nos possa ser ensinado.
O termo foi popularizado em 1995, quando o psicólogo Daniel Goleman publicou um livro sobre a IE, introduzindo ao mundo o conceito de que a compreensão e a gestão das emoções poderia aumentar as hipóteses de qualquer pessoa vir a atingir o sucesso.
Em suma, a IE diz respeito à capacidade de identificar, expressar e responder de forma apropriada às próprias emoções, assim como a habilidade de compreender e validar as emoções dos outros. Alguns estudos mostram que as pessoas com um nível elevado de IE têm uma melhor saúde mental, uma melhor performance no trabalho e também melhores capacidades de liderança.
Clique na galeria e descubra quais são os sinais de uma elevada inteligência emocional, assim como as melhores formas de melhorar os índices de IE, de acordo com informações da Inc.