A causa da obesidade infantil nem sempre é má alimentação, diz estudo

A ansiedade e o stress causados pelo bullying podem aumentar os distúrbios relacionados com a comida, como a compulsão alimentar.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
29/10/2019 14:45 ‧ 29/10/2019 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Saúde

As estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que até 2025 cerca de 70 milhões de crianças apresentarão problemas de saúde relacionados com o excesso de peso.

Mas, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Ciências da Saúde de Maryland e pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, uma alimentação pouco equilibrada não é a única razão para que estas crianças se tornem adultos obesos. 

Segundo a investigação, comentários depreciativos acerca do peso feitos a crianças pode levá-las a ganhar ainda mais peso na idade adulta. 

Para chegar a este resultado, os investigadores analisaram cerca de 110 crianças e adolescentes com excesso de peso ou cujos pais têm alguns quilos a mais, uma vez que esse é um dos fatores que aumenta a probabilidade de crianças desenvolverem obesidade no futuro.

Os dados revelaram que 62% das crianças com quilos a mais disseram sofrer de provocações e assédio, enquanto que apenas 21% das crianças com peso normal enfrentaram bullying. Aqueles que foram alvo de provocações ganharam 33% mais massa corporal. Isto acontece porque a ansiedade e o stress causados pelo bullying podem aumentar os distúrbios relacionados com a comida, como a compulsão alimentar.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas