Três grutas portuguesas estão entre as 20 mais bonitas em todo o mundo, e destacam-se pela sua beleza e singularidade, de acordo com uma pesquisa realizada pelo potente motor de busca de voos e hotéis www.jetcost.pt.
São elas as grutas de Mira de Aire, situadas na serra com o mesmo nome no distrito de Leiria e perto da cidade de Fátima; a gruta de Benagil em Lagoa no Algarve e a de Algar do Carvão na Ilha Terceira, nos Açores, El Soplao na Cantábria e as grutas Drach em Palma de Maiorca, ocupam os lugares de destaque nesta seleção que inclui também outras grutas interessantes de outros países não só da Europa, como de Espanha, Itália e Áustria, mas também do México, China, Estados Unidos e África do Sul. De acordo com os dados compilados na pesquisa, um grande número de turistas (38%) escolhe os seus destinos por se sentir atraído pela espeleologia e outros elementos da natureza que possam visitar.
Aos entrevistados pela Jetcost.pt foi pedido que escolhessem quais as regiões preferidas com base na oferta natural e, em particular, as grutas nelas existentes, tendo em consideração a sua beleza, a raridade, as instalações, a iluminação, a acessibilidade e alguns aspetos que os tenham surpreendido.
Em Portugal as grutas de Mira de Aire, localizadas a cerca de 15 quilómetros de Fátima, na região da Beira Litoral, foram as primeiras a serem escolhidas. São as maiores grutas do país e estão catalogadas como uma das sete maravilhas naturais de Portugal. Nas várias explorações efetuadas, mais de 11 quilómetros de túneis foram descobertos e ainda há áreas a serem exploradas e mapeadas. Existem várias formações calcárias que se destacam pela sua aparência colorida, como a Medusa, o Órgão ou o Marciano, mas o que nelas mais se destaca são os seus grandes salões, alguns deles com mais de 60 metros de altura e o rio Negro, um rio subterrâneo que recebe as águas da zona, com um forte caudal.
Os entrevistados da jetcost.pt também selecionaram, como uma das melhores grutas do mundo, a de Benagil, no Algarve. Com uma pequena praia dentro, foi considerada uma das grutas mais bonitas do planeta. E na ilha Terceira nos Açores, de formação vulcânica, destaca-se Algar do Carvão, um sistema de grutas interligadas por túneis redondos e que atingem imensas câmaras subterrâneas, com dezenas de quilómetros de extensão, onde podem ser vistas estalactites e estalagmites, paredes e colunas feitas naturalmente por lava vulcânica e todas cercadas por uma vegetação exuberante.
O mundo está cheio de grutas maravilhosas. Este é um breve resumo de algumas que foram identificadas na votação:
A Gruta de Gelo Glaciar Vatnaekyudl Cave (Islândia)
A Gruta El Soplao (Espanha)
A Gruta de Er Wang Dong (China)
As Grutas de Mármore (Chile)
A Gruta Azul (Itália)
A Gruta de Kyaut Sae (Myanmar)
As Grutas Glaciares Mendenhall no Alasca (EUA)
As Grutas de Castellana (Itália)
As Grutas das Luciérnagas em Waitomo (Nova Zelândia)
A Gruta de Cristais Gigantes (México)
As Grutas de Batu (Malásia)
As Grutas de Drach (Espanha)
As Grutas de Tham Lod (Tailândia)Son Doong (Vietname)
A Gruta do Vulcão Muntovsky (Rússia)
A Gruta de Allison nos (EUA)