Mulheres podem sentir pontapés fetais fantasma 28 anos depois do parto

Este é um resultado de um novo estudo.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
22/11/2019 17:00 ‧ 22/11/2019 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Grávidas

As mulheres podem sentir pontapés fantasma na barriga, como se do feto se tratasse, até pelo menos 28 anos após o parto, revelou nova investigação.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores da Universidade Monash, na Austrália, realizaram entrevistas online a 197 mulheres australianas que já tivessem passado por uma gravidez.

Os investigadores descobriram que 40% das mulheres sentiam pontapés fetais fantasma após o parto e que a sensação persistiu por uma média de 6-8 anos. Porém, para uma mulher, a sensação continuou durante 28 anos.

A maioria das mulheres que sentiram pontapés fetais fantasma  afirmaram que estes ocorriam mais de uma vez por semana. 

Algumas destas mulheres relataram os pontapés fantasma como uma experiência positiva, afirmando que estes provocavam sentimentos de nostalgia ou conforto. Outras, por outro lado, ficaram confusas e chateadas com as sensações.

De facto, vinte e sete por cento das mulheres questionadas disseram que os pontapés as afetaram negativamente, principalmente aquelas que dizem ter sofrido aborto, natimorto, aborto espontâneo ou parto traumático. "Fiquei realmente chateada porque o meu corpo ainda estava 'enganado' ao pensar que eu ainda estava grávida", relatou uma participante anónima, cujo bebé foi entregue natimorto às 24 semanas, citada pelo The Independent.

Os investigadores admitem não ter ainda encontrado uma explicação biológica para os pontapés, mas esclarecem que estes pontapés fantasma pós-parto são uma sensação "amplamente comum".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas