Seis doenças que pode contrair ao sentar-se num WC público. Nunca mais

Sentar no assento de uma sanita de uma casa-de-banho pública pode parecer uma ideia maluca, quase impensável para algumas pessoas - e sabe que mais? Têm toda a razão!

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
27/12/2019 15:33 ‧ 27/12/2019 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Casas-de-banho públicas

De acordo com um antigo estudo britânico, realizado em 1991, 85% das mulheres pacientes numa clínica de ginecologia afirmaram que agachavam-se sempre quando íam a um WC público, enquanto 12% cobriam o assento com papel antes de se sentarem. E somente 2% das entrevistadas admitiram que se sentavam, de facto, no assento. Mas será que é mesmo necessário forrar a sanita com papel higiénico ou deixar de usar essas casas-de-banho? É realmente possível contrair doenças? Se sim, a quais tipos de problemas está exposta? O jornal norte-americano The New York Times levantou essa questão e explicou o que pode acontecer. 

A probabilidade de apanhar uma doença sentando-se num assento de uma WC pública é pequena, e, segundo o microbiólogo Jason Tetro, não há perigo real de contrair uma infecção, a não ser que a pessoa 'lambesse' literalmente o assento. Isto porque não há uma 'porta de entrada' no corpo para permitir o contacto com bactérias. O risco só se tornaria real se os genitais tivessem em contacto direto com o assento. 

Todavia, pesquisas indicaram a presença de microorganismos perigosos nos assentos. Muitas vezes o grande perigo está na descarga do autoclismo, já que as gotículas espalhadas podem infectar as mãos e outras partes do corpo. A má higiene do ambiente e do corpo após o contacto também oferecem um risco acrescido.

Como evitar?

Ter consigo toalhitas húmidas ou ainda pressionar o autoclismo com um pedaço de papel ou com o cotovelo e logo após também utilizar o papel para tocar noutras superfícies, inclusive a maçaneta da porta, são algumas alternativas para evitar uma possível contaminação. Adicionalmente, procure fechar a tampa do assento antes de puxar a descarga, isto porque a força do autoclismo de alguns WCs pode expelir gotículas praticamente invisíveis, que se espalham por mais de um metro. 

É necessário também ter em atenção o contacto de cortes ou feridas abertas com o vaso sanitário, uma vez que os germes podem ser transportados e transferidos até à boca, nariz ou olhos por meio das mãos.

Doenças transmitidas em casas-de-banho

HPV - O HPV pode ser adquirido com o uso de casas-de-banho públicas, embora as chances sejam mínimas.

Importante: O vírus da SIDA não pode ser contraído pelo uso de WCs públicos. Não existem evidências médicas ou científicas que apontem para a infecção de doenças venéreas por esta via. 

Ébola - Em teoria, o ébola também pode ser contraído quando se está em contacto com o assento. 

Candidíase - A doença pode igualmente ser contraída num WC que não higienizado corretamente

Norovírus - Pesquisas indicaram a presença de microorganismos perigosos nos assentos, como o norovírus

Corrimento - Se o assento não tiver bem limpo, o contacto pode gerar corrimento vaginal. 

Infecção urinária - O problema também pode ser adquirido caso o WC não tenha sido limpo adequadamente. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas