Se é um grande adepto do chá saiba que este o vai ajudar a viver durante mais tempo. De facto, beber chá pelo menos três vezes por semana pode reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares e está associado a uma vida mais longa e saudável, pelo menos na China, sugere um novo estudo citado pela CNN.
No mesmo, investigadores chineses descobriram que os benefícios para a saúde associados ao chá eram mais pronunciados para os que bebem verde, do que para aqueles que bebem chá preto, e para aqueles que tomam chá regularmente durante um longo período de tempo.
Os benefícios também foram mais claros entre os homens, indicou o estudo.
Os investigadores analisaram os dados de 100.902 chineses sem histórico de ataque cardíaco, enfarte ou cancro e dividiram-nos em dois grupos: os que bebiam chá três ou mais vezes por semana, aqueles que nunca tomavam chá e aqueles que tomavam menos regularmente. A amostra foi acompanhada durante um período de sete anos.
A análise constatou que os consumidores regulares de chá tinham um risco 20% menor de sofrer de doenças cardíacas e enfartes, e um risco 22% menor de morrer dessas doenças. Mais concretamente, descobriram que os bebedores regulares de chá podem viver mais 1,26 anos.