Trata-se do órgão responsável por filtrar o sangue de substâncias nocivas, como álcool e drogas, usa o açúcar como fonte de energia quando os seus níveis estão baixos e é uma fonte de suprimento de ferro para o corpo, conforme avança uma reportagem realizada pela BBC.
Se por um lado, o consumo excessivo de certos alimentos pode provocar danos sérios danos ao fígado – tais como cirrose ou insuficiência hepática devido ao consumo excessivo de álcool, que em última instância podem levar à morte – , outros alimentos que podem ajudar a mantê-lo mais saudável e operacional.
"Recomendo que evite alimentos hepatotóxicos, como gorduras saturadas, fritos e álcool", afirma a nutricionista argentina Magdalena Boccardo à BBC News Mundo.
Eis quatro alimentos que contribuem para a ótima saúde do fígado:
1. Alho
O alho tem propriedades que ajudam a regular e melhorar a função hepática, revela a BBC.
"O alho possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a regular o trabalho do fígado", diz a nutricionista Grace Fjeldberg no site da Clínica Mayo.
"É aconselhável esmagá-lo e consumi-lo para tirar proveito de suas propriedades".
O alho, de acordo com especialistas, também é recomendado por seu alto teor de alicina, substância que promove a limpeza do fígado.
2. Maçã
Fruta abundante em fibras, a maçã é amiga do fígado.
"É importante cuidar desse aspeto, porque, entre outras coisas, as proteínas formadas no fígado transportam ferro, vitamina A e cobre para o resto do corpo, no qual nutrientes são necessários", diz à BBC News Mundo a nutricionista colombiana Sandra Milena Cardona.
A maçã contém ainda uma vasta quantidade de vitamina C, que age como antioxidante e protege as células contra danos externos.
3. Limão
O limão é outra fruta repleta de vitamina C, imensamente saudável para o fígado.
"O sumo do limão contém uma grande quantidade de vitamina C concentrada. Um pequeno limão contém um terço da quantidade diária recomendada dessa vitamina", diz Jill Corleone, nutricionista da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A profissional refere um estudo publicado pela US National Health Library que apurou que o sumo da fruto está repleto de "antioxidantes que reduzem a inflamação, eliminam os radicais livres e melhoram a capacidade do organismo de processar a glicose".
"Existem vários estudos que o confirmam: o limão contém vitamina C, flavonóides, carotenóides e outros compostos bioativos que combatem os danos oxidativos e protegem o fígado", conclui Corleone.
4. Brócolos
O vegetal ajuda a neutralizar os elementos nocivos que podem afetar negativamente o funcionamento do fígado.
"O brócolos é importante porque ajuda a reduzir a síntese de colesterol", afirma Cardona.
Outros especialistas salientam ainda que se trata de uma fonte rica de vitamina A, que por sua vez inibe e contraria o envelhecimento das células.