Não há nada mais frustrante do que chegar a casa depois de um dia cansativo, adormecer, acordar a meio da noite e não voltar a dormir mais. Felizmente, o Lifestyle ao Minuto tem quatro dicas para partilhar consigo:
Guarde o telefone
Quando acorda no meio da noite, resista ao desejo de verificar e-mails ou visualizar o feed das redes sociais, pois a luz azul emitida pelos aparelhos eletrónicos interfere no seu sono.
Transforme o seu quarto num santuário silencioso e escuro
Por vezes, a insónia a meio da noite é causada por sofrimento emocional, ansiedade ou mente ocupada. À medida que entramos em cada ciclo de sono, acordamos um pouco, mas normalmente não nos lembramos e adormecemos. Se estiver stressado, essas despertares podem ser definitivos. É importante deixar o seu quarto calmo e escuro. Se mora numa cidade barulhenta e não consegue dormir, o ruído branco pode ser útil.
Deixe de beber após o jantar
O álcool é conhecido por fazer as pessoas adormecerem (ou desmaiarem) rapidamente, mas também pode ser a razão pela qual acorda durante a segunda metade da noite, quando o sono deve ser o mais profundo. O álcool prejudica o sono REM que é restaurador para o corpo e para o cérebro.
Aborreça-se
Se não conseguir adormecer em 20 minutos ou mais, tente recitar poemas ou lengalengas que memorizou quando era criança, a tabuada ou cenas de filmes. Pode até cantar músicas na sua cabeça. A repetição pode ser reconfortante, permitindo que o seu cérebro relaxe.