"Um Cavalo de Troia". Medicamento retarda avanço do cancro da mama
O fármaco retardou a progressão da doença em 75,8% dos pacientes que participaram num estudo e fez com que o tumor desaparecesse em 16% dos participantes.
© Shutterstock
Lifestyle Cancro
Um novo estudo demonstrou que o tratamento do cancro da mama metastático HER2-positivo com o medicamento Trastuzumabe Deruxtecan retardou a progressão da doença em 75,8% dos pacientes, em 12 meses, e fez desaparecer o tumor em 16% dos participantes.
O diretor do International Breast Cancer Center (IBCC), Javier Cortés, apresentou o ensaio clínico 'DESTINY Breast-03' este sábado no Simpósio Presidencial do Congresso ESMO 2021, onde destacou que o novo tratamento funciona como um "cavalo de Troia" e se revela, na sua opinião, altamente eficaz contra este tipo de cancro de mama.
Segundo o El Periódico, o fármaco é um anticorpo ou proteína que funciona como um tipo de quimioterapia oculta para células tumorais. Esse anticorpo liga-se ao recetor HER2, que se encontra na membrana das células tumorais, e entra no seu interior, sendo capaz de libertar a quimioterapia.
Impressive Results of the Destiny-Breast 03 Trial with Trastuzumab-Deruxtecan vs T-DM1 in HER2 Positive Metastatic Breast Cancer.
— César A. Rodríguez 🩺 (@1969carodriguez) September 18, 2021
Great presentation by @JavierCortesMD at @myESMO #ESMO2021 pic.twitter.com/LjovDvgfbL
Para Javier Cortés, a ação deste medicamento é "tremendamente poderosa e muito significativa", já que pode travar a progressão da doença e, em alguns casos, levar à cura.
O diretor do International Breast Cancer Center, um centro especializado no cancro da mama em Espanha, apelou à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para que seja alterada a atual ficha do fármaco, permitindo a sua utilização em pacientes que receberam apenas uma forma de tratamento desde que foram diagnosticados.
As autores do estudo defendem ainda que este fármaco poderá mudar o futuro do tratamento do cancro de mama metastático HER2-positivo, que representa 15% dos tumores de mama diagnosticados e é um dos subtipos mais comuns desta neoplasia.
The data speaks for itself. Destiny breast 04: TDXd beats TDM1 in HER2+MBC. Longest PFS ever in this setting. OS trending better. Low ILD. A new SOC. @myESMO @OncoAlert #ESMO2021 @JavierCortesMD pic.twitter.com/TMxgqnDXfd
— Hope Rugo (@hoperugo) September 18, 2021
Leia Também: Jovem morre de cancro após 12 consultas. Médico só diagnosticou ansiedade
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com