A Sanofi revelou esta segunda-feira, 13 de junho, que a versão atualizada da vacina da Covid-19 que tem como alvo tanto o SARS-CoV-2 'original' como as variantes produz uma resposta imunitária mais eficaz contra as principais estirpes da Covid-19, incluindo as sublinhagens da Ómicron BA.1 e BA.2, quando aplicada como dose de reforço.
A empresa francesa e a parceira GlaxoSmithKline trabalham numa imunizante moldada a partir da variante Beta. "A variante Beta expressa mutações semelhantes a outras variantes de preocupação, incluindo a Ómicron, tornando-a uma forte candidata à vacina para conferir ampla proteção contra várias estirpes de Covid-19", disse Thomas Triomphe, chefe da unidade de vacinas da Sanofi, em comunicado.
A Sanofi garante que o imunizante aumentou significativamente os níveis de anticorpos contra as variantes de preocupação quando usado como reforço em voluntários anteriormente inoculados com as vacinas da Pfizer e Moderna.
Os resultados de estudos da Sanofi e GSK sobre a eficácia da primeira versão da vacina das empresas está, atualmente, em processo de revisão pela Agência Europeia de Medicamentos.
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Ómicron. Nova vacina da Moderna produz oito vezes mais anticorpos