Um abacate por dia, nem sabe o bem que lhe fazia. É o que conclui um novo estudo, que refere que o fruto contribui para diminuir os níveis de colesterol, uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue, sendo essencial para o desempenho de funções vitais, mas que, em excesso, é um dos fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares.
O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, envolveu mais de mil participantes com excesso de peso ou obesidade, metade dos quais foram instruídos a consumir um um abacate todos os dias, enquanto a outra metade manteve a sua dieta habitual, limitando a ingestão do fruto (menos de dois por mês).
Os investigadores do Penn State, nos Estados Unido, descobriram que o consumo diário de abacate, durante seis meses, resultou na diminuição do colesterol total em 2,9 miligramas por decilitro (mg/dL) e do colesterol LDL em 2,5 mg/dL. Por outro lado, não notaram qualquer efeito nos números da balança.
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Três mudanças na alimentação ideais para reduzir os níveis de colesterol