Hoje em dia tempos o mundo na ponta dos dedos graças à tecnologia, o que significa que podemos fazer várias coisas online, entre elas, visitar um museu. Um estudo, publicado recentemente, diz que visitar exposições de galerias e museus online (ou em pessoa) pode fazer bem à saúde mental.
Durante os confinamentos, consequência da pandemia de Covid-19, os museus e galerias foram obrigados a adaptar-se o que os levou a colocar grande parte do catálogo online. Ver obras de arte online tornou-se, rapidamente, muito popular.
Como estudos anteriores já tinham falado dos benefícios das visitas a estes espaços culturais no bem-estar das pessoas, uma equipa de psicólogos austríacos decidiu comprovar se o mesmo se aplicava quando a arte era visitada online.
Para este estudo, publicado no Frontiers in Psychology, a equipa pediu a voluntários que visitassem exposições de arte online, através de 'smartphones', 'tablets' e outros dispositivos digitais. Antes e depois de cada visita foram analisados o estado psicológico e o bem-estar de cada participante.
Concluíram que depois de apenas dois minutos a olhar para uma obra de arte, os níveis de mau humor, ansiedade e solidão diminuíra e o seu bem-estar, no geral, aumentou. São resultados semelhantes a outras intervenções de saúde mental, incluindo passeios pela natureza ou espaços verdes e visitas a museus físicos.
Leia Também: Sinais de que as redes sociais podem estar a impactar a sua saúde mental