David Luiz foi substituído ao intervalo do jogo entre o Flamengo e São Paulo, devido a sintomas de uma hepatite viral. "Tenho um problema um pouco mais sério. Vou realizar alguns exames médicos e mais tarde revelo o que é", disse o antigo defesa do Benfica à TV Globo.
Leia Também: David Luiz diagnosticado com hepatite: "É uma situação preocupante"
Nos últimos dias, o internacional brasileiro queixava-se de cansaço extremo, um dos sintomas mais comuns desta inflamação 'silenciosa' no fígado e semelhantes a uma gripe.
"As hepatites virais mais comuns em Portugal são as causadas pelo vírus A (VHA), o vírus B (VHB) e o vírus C (VHC). A hepatite por vírus D (VHD) e E (VHE) são mais raras, sendo que a hepatite E tem um predomínio significativo nos países do sudeste asiático", resume Inês Vaz Pinto, especialista em Medicina Interna e coordenadora da Unidade Funcional VIH/SIDA do Hospital de Cascais, no portal da rede de hospitais e clínicas Lusíadas.
Leia Também: Hepatite. A inflamação silenciosa do fígado, explicada por um médico
A que sinais deve estar atento?
Mesmo na fase aguda, a doença pode não provocar qualquer sintoma. Ainda assim, quando a infeção se manifesta, geralmente ocorre:
- Icterícia (coloração amarelada da pele e das escleróticas, a parte branca dos olhos);
- Colúria (coloração escura da urina);
- Falta de apetite;
- Náuseas e vómitos;
- Cansaço.
Leia Também: Este cancro é dos mais mortais mas preveni-lo está nas nossas mãos